Natal, 23 de julho de 2007

UFRN

Matrícula On-Line

A partir de 2008.1 as matrículas na UFRN serão efetuadas através do SIGAA. Para tanto, não haverá mais necessidade de deslocamento do aluno para o campus da universidade, apenas acesso a um terminal com internet.

Após a realização da matrícula pelo aluno, o coordenador do seu curso, em conjunto com os orientadores acadêmicos, analisará seu pedido de matrícula e registrará uma possível orientação de direcionamento acadêmico, caso seja necessário. Com base nesta orientação o aluno terá uma nova chance de alterar sua matrícula no sistema antes de se iniciar o processamento automatizado de turmas.

Trancamento de Matrícula em Disciplina

Dentro do período estabelecido pelo calendário acadêmico, o aluno poderá realizar o trancamento de uma matrícula através do SIGAA. Semelhante ao procedimento para a matrícula on-line, o coordenador do curso ou orientador acadêmico poderão registrar alguma orientação acadêmica no próprio sistema. O aluno poderá alterar as informações do seu trancamento de matrícula com base nesta orientação. Após o registro do trancamento, o aluno terá 7(sete) dias corridos ou até o prazo final de trancamento definido no calendário acadêmico para desistir, caso contrário será automaticamente efetivado o trancamento pelo sistema.

Notas das Várias Avaliações

O aluno poderá visualizar, através do SIGAA, todas as suas notas sem a necessidade de que elas sejam fixadas em murais ou apresentadas em sala de aula, uma vez que o SIGAA registrará não só a nota final, obtida pelo aluno ao cursar um componente curricular, como ocorria no Ponto@, mas também possibilitará o registro das notas de todas as avaliações que compuseram as unidades daquele componente.

Consulta de Notas pelo Celular

Levando-se em consideração a quantidade de celulares, atualmente, com acesso a Internet, foi desenvolvida uma interface de consulta de notas destinada a esses dispositivos. Para realizar tal consulta o aluno deverá acessar wap.ufrn.br através do navegador WEB do seu celular. Este recurso estará disponível no SIGAA a partir de Setembro de 2007.

Integração com Atividades de Monitoria, Pesquisa e Extensão

O SIGAA é um sistema Integrado de Gestão Acadêmica, significando que não aborda somente o Ensino de Graduação, como ocorria no Ponto@, mas também outras atividades: Pesquisa, Extensão e Monitoria, permitindo que sejam enviados relatórios parciais e finais, relatórios mensais de atividades, além de vários outros procedimentos do Ensino, da Pesquisa, da Extensão e da Monitoria de forma integrada.

Turma Virtual

é crescente o uso de recursos informatizados no apoio ao ensino, tais como: Elaboração de apresentações digitais, indicação de leituras de textos na Internet, utilização de fóruns de discussões, dentre outros. Hoje, estes recursos são utilizados por muitos professores da UFRN, mas não há uma ferramenta institucional para apoiar esta iniciativa. A turma virtual, desenvolvida no SIGAA, propõe-se a auxiliar neste sentido.

Utilizando o recurso Turma Virtual do SIGAA, o professor poderá postar arquivos usados em sala, cadastrar notícias para a turma, cadastrar enquetes e fóruns de discussões, dentre outras funcionalidades.

Porta Arquivos

Através da Turma Virtual, o professor terá acesso a um disco virtual para armazenar seus arquivos. Estes arquivos poderão ser acessados pelos alunos daquele professor, através da vinculação com a turma do aluno, ou apenas pelo professor.

Diário de Classe Eletrônico

O professor poderá indicar, por meio da Turma Virtual, os conteúdos ministrados em sala de aula por datas, podendo associar, ainda, arquivos e outros recursos de ensino.

Ao realizar a impressão do diário de classe, os conteúdos lançados, através do sistema, serão automaticamente transportados para o diário impresso eliminando a necessidade de preenchimento.

Adicionalmente, as freqências obtidas em sala de aula podem ser lançadas no sistema, permitindo a geração automática do mapa de freqência e do cálculo do número de faltas.

Documentos Autenticados Eletronicamente

Alguns documentos emitidos pelo SIGAA, como o Histórico e o Atestado de Matrícula, serão automaticamente assinados pelo Sistema, dispensando a assinatura do coordenador ou do DAE.

O histórico acadêmico, por exemplo, apresentará em seu rodapé a seguinte informação:

Qualquer pessoa, em posse desse Histórico, poderá acessar o link indicado e digitar as informações solicitadas. Se o sistema localizar o documento cujos dados foram informados, permitirá sua visualização para verificação da sua autenticidade.

é importante frisar que havendo qualquer alteração no documento, tal como a alteração de alguma nota, no caso do Histórico, ele será considerado vencido e não será mais exibido.

Solicitação de Abertura de Turmas

A solicitação de abertura de turma, pela coordenação de curso, ao departamento será efetuada pelo SIGAA, não havendo mais a necessidade do preenchimento e envio do formulário que era disponibilizado pela PROGRAD.

Integração dos Níveis de Ensino

O SIGAA engloba todos os níveis de ensino da UFRN. Atualmente, encontram-se em funcionamento os níveis: Técnico, Graduação e Pós-graduação Lato Sensu. O próximo nível a ser integrado ao SIGAA será a Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado). Dessa forma, o SIGAA passará a ser um sistema único para todos os níveis de ensino.

Integração com a Produção Intelectual

Com a integração de módulos do SIGAA, algumas informações serão fornecidas em um módulo e reutilizadas em outros, sem a necessidade de fornecê-las novamente. Por exemplo, as informações relacionadas aos estágios, monografias e trabalhos de fim de curso, lançados pela coordenação de curso de graduação, irão automaticamente compor a produção do docente, evitando a necessidade de nova digitação das mesmas no módulo Produção Intelectual.

Portal da Coordenação

O portal da coordenação é a interface do SIGAA com os coordenadores de curso de Graduação. Neste portal, encontram-se as operações do sistema habilitadas para a coordenação.

A Superintendência de Informática agradece o apoio de todos aqueles que participaram do processo de definição do sistema até o seu estágio atual e ressalta que estará continuamente trabalhando para seu aperfeiçoamento com objetivo de prover uma ferramenta de altíssima qualidade para uso eficiente pela comunidade universitária.

Copyright © 2006 - Superintendência de Informática - UFRN - sistemas6