Contato Mapa do Site Busca
 
 
 
 
Inicial » Serviços » Hospitais
 
 
 
Maternidade Escola Januário Cicco
» INFORMAÇÕES

Diretor Geral: Dr. Kleber de Melo Morais

Data de fundação: 19 de março de 1928
Data de inauguração: 02 de fevereiro de 1950
Fundador: Januário Cicco
Denominação inicial: Maternidade de Natal
Denominação atual: Maternidade escola Januário Cicco (a partir de 1961)

A Maternidade Escola foi idealizada pelo médico Januário Cicco, norte-rio-grandense nascido em São José do Mipibu em 30 de abril de 1881. Formado na Bahia em 1906 com a tese "Do destino dos cadáveres" veio para Natal onde reorganizou a assistência médica, construindo o Hospital de Caridade Juvino Barreto, hoje Hospital Universitário Onofre Lopes. Carecendo de autonomia para seu funcionamento pois o Hospital era de propriedade do Estado, o Dr. Januário Cicco em 1926 criou uma Sociedade de Assistência Hospitalar com a finalidade de administrar o Hospital como serviço terceirizado. Logo depois, fundou a Maternidade de Natal cujas obras tiveram início em 1932.

No início da década de 40, a Maternidade estava pronta para funcionar, mas o esforço de Guerra, representado na Capital do Estado pela construção do Campo de Aviação de Parnamirim com uma base americana, fez com que a Maternidade fosse ocupada como Quartel General das Forças Aliadas e Hospital de Campanha. Com o final da II Guerra Mundial e após intensa campanha o Dr. Januário Cicco conseguiu retomar o prédio, restaurá-lo e colocá-lo para funcionar o que ocorreu somente em 1950. Em 1º de novembro de 1952, falece Januário, passando seu sucessor o Dr. Onofre Lopes a administrar a Sociedade de Assistência Hospitalar, dando continuidade ao sonho de seu fundador.

Sucessivamente a Maternidade de Natal, que em sua inauguração teve sua denominação mudada para Maternidade Januário Cicco, foi administrada pelos Drs. João Tinoco, Joaquim Luz Cunha, Leide Moraes (por 28 anos), Ivis Bezerra e Ivan Lins. O diretor atual é o médico e Professor Adjunto Iaperi Araújo. O Professor Leide Moraes que mais tempo administrou a Maternidade-escola, criou serviços, instalou a cátedra de Obstetrícia, integrou o Departamento de Toco-Ginecologia, estimulou a formação das bases de pesquisa, reformou e adaptou gerações de toco-ginecologistas na região Nordeste.

Hoje a Maternidade escola é Hospital de referência terciária do SUS e funciona como um campo de ensino e aplicação prática para as profissões da área da saúde, cumprindo um meritório trabalho de ensino, pesquisa e atenção à população pobre.

» ÁREA DE ENSINO/PESQUISA MAIS DESTACADA:

Bases de pesquisa:
1- alto risco gestacional
2- saúde da mulher
3- cirurgia ginecológica

Área de ensino:
Graduação de Medicina

Pós-graduação:
Especialização em Toco-Ginecologia (Residência Médica)
Mestrado em Toco-Ginecologia

 

 


 © Copyright 1994-2004